Wednesday, November 27, 2013

ICANN At-Large

A comunidade de usuários da ICANN (At-Large Advisory Committee, o ALAC) está convidando interessados que desejem representar o comitê na diretoria da entidade por meio de um Call for Expressions of Interest (EoIs).

Esse candidato, depois de selecionado pelo ALAC, vai compor o quadro de diretores da entidade, com direito a voto, dentro da seguinte estrutura:

Quadro organizacional da ICANN.

De maneira [bastante] simplificada, essa é uma oportunidade aberta para que um usuário de Internet, no sentido mais amplo possível, tenha condições de participar dos processos de decisão e formulação de políticas da ICANN, responsável pela atribuição de nomes (como .br, .ar, .info) e números (IP) em escala global. O trabalho dessa entidade, mantido de forma coordenada com uma série de atores, é uma parte importante do que torna a Internet realmente "inter", e não um amontoado de redes de computadores.

"Qualquer pessoa pode se candidatar?" Pode. Desde que:

É imprescindível que o selecionado tenha a capacidade de transmitir ao board of directors o posicionamento de todo o grupo At-Large, que, por sua vez, representa os bilhões de usuários individuais de Internet. Para isso, é necessário não somente que este selecionado saiba como a ICANN funciona e que consiga identificar as tensões e cisões relacionadas à Governança da Internet, mas que também tenha conhecimento técnico sobre Internet adequado à posição de diretor, além de outras características desejáveis ao cargo. Uma das que eu saliento é a seguinte:
"A track record of working to build consensus with a diverse set of interests working together on complex policy issues."
Para quem não está familiarizado mas se interessou (quem sabe um dia não tenhamos um brasileiro nesse posto?), há uma lista de discussão aberta (em inglês) do grupo (além de várias outras, relacionadas a tópicos mais específicos) em https://atlarge-lists.icann.org/mailman/listinfo/alac.

As candidaturas (ou "Expressões de Interesse") podem ser encaminhadas até 26 de dezembro e o selecionado ocupará o cargo a partir de outubro de 2014, quando acontece o encontro de número 51, em Los Angeles. Mais detalhes sobre o processo de seleção e sobre o At-Large estão em https://community.icann.org/display/ABMS/Board+Candidate+Evaluation+Committee+%28BCEC%29+2014.

No comments:

Post a Comment