Thursday, October 17, 2013

CFP Revista GEMInIS ano 4 n. 2: Internet pós-web: a internet das coisas

[via Compós]

1278225_10151657582829331_1541883752_n
Call for papers
A Revista GEMInIS do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, da UFSCar, abre a chamada para o tema da sua sétima edição: “Internet pós-web: a internet das coisas”. O dossiê temático aborda as atuais mudanças culturais, políticas, comunicacionais e econômicas provocadas pela emergência das redes digitais ubíquas, nas quais os dados são armazenados nas nuvens e acessados de qualquer dispositivo. Nesse contexto, em que os conteúdos produzidos e consumidos pelos usuários migram de uma plataforma a outra, é pertinente atentar para as configurações dessas práticas midiáticas, também observando os agenciamentos dos mais distintos dispositivos comunicacionais nos processos de subjetivação.

A internet das coisas reconfigura as antigas redes digitais que eram baseadas em um ecossistema de portais, sites institucionais e páginas pessoais, potencializando também a Web 2.0 e seus serviços de produção e compartilhamento de conteúdos gerados pelos usuários, a exemplo de plataformas como Youtube, Flickr, Podcasts, Wikipedia, etc. No cenário da internet pós-web, as coisas e conteúdos se conectam através de smartphones, tablets, 'computadores vestíveis', eletrodomésticos, roupas, sensores, câmeras de vigilância, ou dispositivos ligados aos corpos, como o Google Glass.

Desse modo, a proposta do dossiê dialoga com o atual momento e as tendências para o campo da Comunicação, visto que o tema encontra-se presente nos mais diversos espaços midiáticos, relacionando-se a múltiplas áreas do conhecimento, como as teorias sistêmicas, análises de Big Data, estudos sobre a construção da subjetividade, pós-humanismo, mecanismos de controle e datavigilância, assim como a remixagem e hibridização da cultura pop nas redes.

A chamada de artigos está aberta até o dia 03 de novembro de 2013, e os trabalhos devem ser enviados ao e-mail: revista.geminisufscar@gmail.com. O texto tem que estar nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês, em formato “DOC”, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.

Além de aceitar trabalhos relacionados à temática do dossiê, o periódico também recebe artigos acadêmicos que abordem outros assuntos ligados a área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil, e no exterior. É dada prioridade de publicação a trabalhos submetidos por autores doutores ou coescritos com pesquisadores doutores.

Os trabalhos também devem estar acompanhados de um “Termo de Autorização para Publicação”, assinado pelo autor nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo artigo ) autorizo, caso meu artigo ____ (nome do trabalho apresentado), de autoria de ____ (nome de todos os autores) , seja aprovado pela Comissão Editorial da Revista de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, a publicação no referido periódico”. O termo deve ser enviado em formato de imagem JPG ou PDF.

Normas para publicação.

Sobre a Revista GEMInIS
A Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS/UFSCar, completava seu terceiro ano de criação. A revista online e semestral, tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática. A publicação tem classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Ciências Sociais Aplicadas. ISSN: 2179-1465.
www.revistageminis.ufscar.br Editor Responsável: Prof. Dr. João Massarolo