Wednesday, August 3, 2011

Be-8.org: repense a educação pela Internet


Eros Phillipe é um grande camarada meu e está trabalhando em um projeto chamado Be-8.org. Conferi e posto aqui meu depoimento sobre a causa que ele defende.

"Educação" é um conceito amplo demais e em permanente discussão e transformação, assim como "conhecimento", "ensino" e outros tópicos bastante próximos. Fato é que eles existem e estão sendo utilizados pelos mais diversos meios: livros são usados há séculos para educar, transmitir conhecimento e ensinar; o mesmo tem acontecido mais recentemente com o áudio e vídeo, gravados ou ao vivo, usados tanto como material de apoio quanto como base para a construção do conhecimento.

A Internet não poderia ficar fora dessa: a possibilidade de criar uma ferramenta que permita que um aluno de São Paulo faça um trabalho escolar baseado em uma aula do MIT é inquietante, e foi com esse objetivo que o Eros criou o "Be-8: seja infinito". Trata-se de um agregador que disponibiliza conteúdos das mais renomadas instituições de ensino do mundo gratuitamente: você pode assistir a todo o curso de teoria financeira de Yale ou simplesmente tirar uma dúvida sobre logaritmos.

Um dos vídeos disponíveis que eu mais gosto é essa apresentação de Ken Robinson no TEDTalks: "Escolas matam a criatividade?", que traduz muito do espírito desse projeto: não é o que te trazem que torna único, mas sim o que você busca. Vale a pena assistir:


E quem disse que você ou eu só podemos assistir a essas aulas? Se você tem algum conteúdo (e você tem) para transmitir, participe do projeto.

O "like" no Facebook é uma consequência do conhecimento que você pode absorver com o Be-8. Se curtiu, curta.

O aplicativo está disponível no Facebook, mas você também pode saber mais sobre o projeto em http://www.be-8.org/.