Monday, July 4, 2011

Infográfico: por que muita gente odeia fila de banco

Eu poderia falar bastante, mas preferi desenhar. Veja como está fácil visitar o banco neste mês com este gráfico [bem] tosco:


Vale lembrar que o tempo máximo de permanência na fila é deveria ser de 20 minutos, desde que você não esteja em um dos dias ou horários de pico. Vida longa ao Internet banking, que muita gente ainda não usa, infelizmente.

Na teoria, o banco fica aberto durante 6 horas/dia útil (30h/semana). Na prática, temos 21 dias úteis em julho, mas: nove são segundas e sextas, mais dois dias de pagamento no meio das semanas. Dentro dos dias que sobram, você tem que frequentá-los entre 10h31 e 11h29 ou entre 14h31 e 15h29, fora dos horários de pico, mas dentro do seu horário de trabalho (?!). No fim do mês, o cliente pagou por 126 horas, mas teve condições de usá-lo durante 20 horas.

Update: mais de uma pessoa me pediu para eu comentar que o atendimento preferencial atrapalha. A minha opinião é de o velhinho ou o deficiente, ou qualquer outra pessoa que tenha dificuldade no uso do serviço (seja ele no autoatendimento ou no caixa) deve ter preferência, independentemente do horário escolhido. O que é realmente tosco é ter dois caixas dentro de uma agência para atender a um batalhão de gente, sendo um preferencial.