Friday, March 4, 2011

E se Van Gogh fosse um gráfico de pizza?

Numa mistura de blasfêmia e "hmm, vamos ver o que mais dá pra tirar daqui?", o inglês Arthur Buxton produziu gráficos com a distribuição de cores de alguns dos quadros de alguns pintores, sendo o van Gogh um deles:

Alguém se arrisca a corresponder algum dos gráficos aos quadros?

No BoingBoing, o "artista"(?) diz
“I know you lot are fans of new ways of visualizing data. As far as I know, I’ve come up with a novel way of looking at colour schemes. The pie charts are designed to be visually pleasing but also fuction as a colour trend visualization tool. They represent famous paintings, portraying the five most prominent colours in each as a percentage.”
Recentemente foi noticiada a crescente predominância de tons pasteis nos quadros desse homem notadamente deprimido... não, não foram descobertas novas obras, mas foi explicada a perda de vivacidade das cores de alguns quadros por conta de "uma complexa reação química" provocada pela incidência da luz do sol nas tintas.

Por mais que as cores tenham sido fortes e "vivas" um dia, o tempo fez questão de aproximar essas obras do estado de espírito do seu autor.
 
[Arthur Buxton, via Flavorwire, via Flowing Data]