Monday, February 21, 2011

W3C confirma Last Call do HTML5 para maio de 2011

(via e-mail do escritório brasileiro do W3C)

O W3C ampliou os estatutos do Grupo de Trabalho HTML com objetivos claros para o HTML5, a pedra angular do Plataforma Web Aberta do W3C para o desenvolvimento de aplicações.

Em maio de 2011, o Grupo de Trabalho avançará para o "Last Call" do HTML5, que é um convite para comunidades dentro e fora do W3C confirmarem a adequação técnica das especificações. A seguir, o grupo mudará o foco para reunir ao resultados de testes de implementação. O W3C está desenvolvendo uma suíte de testes abrangentes para alcançar ampla interoperabilidade para a especificação completa em 2014, a data prevista para a Recomendação.

"Mesmo que a inovação siga seu curso, avançar o HTML5 para Recomendação fornecerá a todo o ecossistema da Web um padrão estável, testado e interoperável", disse Jeff Jaffe, diretor executivo do W3C. "A decisão de agendar o “Last Call” do HTML5 para maio de 2011 foi um passo importante no balizamento das expectativas da indústria. Hoje nós demos o próximo passo ao anunciar 2014 como o alvo para se tornar Recomendação".

Hoje existem mais de 50 organizações que participam no Grupo de Trabalho do HTML, todas comprometidas com licenciamento royalty-free no âmbito da Política de Patentes do W3C. Existem mais de 400 pessoas de todo o mundo no grupo, incluindo designers, autores de conteúdo, especialistas em acessibilidade e representantes da indústria de navegadores e softwares de autoria, fabricantes de telecomunicações e outras empresas de TI.

(Leia o release completo em http://w3c.br/2010/release-14-02-2011.htm)