Thursday, October 1, 2009

Yahoo!: Aviso final: O GeoCities será fechado

Mais uma era será encerrada nesse turbilhão tão maravilhoso quanto confuso que é a Internet. Acabou o GeoCities, literalmente. Não é que não vai mais aceitar inscrições ou coisa do tipo, é que acabou mesmo.

Eu particularmente fico chateado. Pelo pioneirismo do GeoCities, que permitiu durante muito tempo (desde 95, uma eternidade quando falamos de computadores... lembra do Win95?) que o sujeito com um conhecimento pífio de HTML escrevesse meia dúzia de linhas e colocasse na web de graça. Hoje, o Google faz isso desproporcionalmente melhor, sem dúvidas, mas não sei bem se me conformo com essa justificativa. Quando alguém melhor que o Google aparecer, sumirão todos os milhares/milhões/zilhões de blogspots da vida?

"OK, você pode contratar nosso serviço pago", eles dizem. Que felicidade a minha ... ou que desespero o deles. Tudo bem que a Rede e sua fiel escudeira Web têm a liquidez em sua essência, e tudo bem que eu seja um entusiasta de ótimos serviços gratuitos bem prestados. Tudo bem que eu preciso me conformar que centenas de milhões de dólares devem voar pelos coolers dos servidores do Yahoo!, e que a continuidade desse processo depende somente e tão somente da boa vontade da companhia que o abriga. O Google tem no YouTube um exemplo semelhante (YouTube dá prejuízo de US$ 470 mi ao Google, Info Online), mas eu não imagino um mundo sem YouTube hoje ou amanhã. Se vier a existir, certamente será mais chato e enfadonho.

"Mas existem outros serviços semelhantes, você acabou de falar". Sim, eu sei. Mas quem é que esteve na ponta da lança primeiro? Quem rompeu primeiro a barreira do "ah, isso é impossível de acontecer"? Assim como hoje é "impossível" transmitir televisão ao vivo em full HD usando a banda larga nossa de cada dia, já foi impossível ter um blog, já foi impossível ter uma página pessoal, um domínio, uma rede local de computadores... uma rede de computadores. E não é porque algo "melhor" apareceu (Bluetooth é melhor que Wi-Fi? Os dois são melhores que o acesso discado? Pra quem e pra que?) que o antecessor deveria deixar de existir.

It's just a thought. Abaixo, o comunicado oficial:


Yahoo! GeoCities
Caro Cliente Yahoo! GeoCities,

Estamos escrevendo para comunicar que o Yahoo! GeoCities, nossa comunidade e serviços para construção de sites gratuitos, será fechado em 26 de outubro de 2009.

Tivemos muito prazer em hospedar os sites criados pelos usuários do Yahoo! no mundo inteiro e ficamos orgulhosos com as comunidades criadas. Entretanto, decidimos nos concentrar em ajudar nossos clientes a explorar e construir relacionamentos online de outras maneiras.

Em 26 de outubro de 2009, seu site do GeoCities não será mais exibido na web e não será mais possível acessar a conta ou os arquivos do GeoCities.

O que você precisa fazer
Se não estiver mais utilizando o site, não precisará fazer nada, mas se quiser mover o site ou salvar as imagens e outros arquivos publicados, será preciso agir agora, fazendo download dos arquivos para o seu próprio computador.

Para fazer download rapidamente dos seus arquivos e imagens publicados, visite nosso site do GeoCities, clique com o botão direito do mouse em cada página e escolha Salvar página como... no menu que aparece. Escolha um local no computador para salvar os arquivos e clique em OK ou Salvar para salvar o HTML e imagens associadas à sua página. Saiba mais sobre como fazer download dos arquivos.

Com suas páginas e imagens salvas offline, você pode recriar seu site com qualquer outro provedor hospedeiro que desejar.

Fique atento porque, em 26 de outubro de 2009, seus arquivos do GeoCities serão excluídos de nossos servidores e não poderão mais ser recuperados. Se quiser salvar seus arquivos, você deve fazer download deles agora!

Outra maneira de se conectar
Como cliente Yahoo!, agora você pode usar seu perfil Yahoo! como ponto central para gerenciar sua identidade e interesses do Yahoo! e facilmente se conectar e compartilhar com as pessoas que realmente importam para você.

Você pode começar a qualquer momento adicionando imagens e outros detalhes pessoais. Em seguida, convide amigos e parentes para serem conectados. Você poderá acompanhar atividades online de sua conexão do Yahoo!.

Configurar seu perfil é fácil e gratuito! Visite seu perfil agora.

Não espere
Orientamos que salve seus arquivos agora. Se precisar de assistência, visite a central de ajuda.

Agradecemos por ser um cliente GeoCities e esperamos que continue aproveitando nossos outros serviços Yahoo! Brasil.

Atenciosamente,

A equipe do Yahoo! GeoCities

No comments:

Post a Comment